A Seleção e o Vestibular

O título deste post pode enganar um pouco, por um instante parece que a seleção a que me refiro está ligada á seleção que provas como o ENEM fazem, mas o meu objetivo é falar do livro de Kiera Cass e como ele pode se aproximar das provas de final de ano. Como muitos sabem, A trilogia (agora quinteto) é uma das distopias mais recorrentes entre os jovens. Nesta, acompanhamos a trajetória de América Singer, e posteriormente de sua filha Eadlyn Schreave, ao trono através de um reality show chamado "The Selection". 

Pode-se afirmar que o livro possui uma boa premissa, afinal, quanto trata-se de distopias os autores preferem trazer uma realidade fora do comum e Cass nos inseriu em um contexto no qual a sociedade já esteve inserida por muito tempo, a monarquia e o sistema de castas. Apesar do sucesso estrondoso e da boa proposta de leitura, a autora deixou a desejar em alguns quesitos, a exemplo do contexto político e social que autoras como Suzanne Collins e Veronica Roth souberam desenvolver tão bem. É inegável que o livro possui esses momentos críticos, principalmente através da America, mas no geral a história se concentrou no triangulo amoroso America-Maxon-Aspen.

 Apesar disso, a série de livros possui uma forte ligação com um tema recorrente no vestibular: a política de Pão e Circo (panem et circenses). Esta constitui-se de uma manobra política utilizada pelos governantes romanos e visa distrair a população através de ações populistas, com o objetivo de alienar o povo para a realidade econômica e social do país. Tal estratégia deu muito certo para o Império Romano ao realizarem distribuição de cereais e promoverem espetáculos, como a luta de gladiadores, para entreter a massa. Estas medidas foram "necessárias" visto que a expansão do Império trouxe diversos problemas urbanos e sociais para a capital Roma.

A tática utilizada pelos líderes romanos não se restringe apenas á Idade Antiga, mas possui um profundo papel no contexto atual, visto que medidas como o Bolsa-Família e eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas não passam de medidas paliativas para conter uma revolta causada pela população descontente com o governo. Deste modo, pode-se afirmar que a política do pão e circo ainda existe e está mais próxima de nós do que imaginamos.

A ligação desta artimanha com o livro de Kiera Cass é perceptível desde a sinopse da coleção e  atinge seu auge com o livro "A herdeira" no qual vemos de perto que o reality show não passa de uma medida para conter a insatisfação popular. A escritora soube deixar bem claro que este era o objetivo da seleção, ao invés de encontrar "amor" como os três primeiros livros fizeram parecer. Entretanto, tal façanha não foi suficiente para que o quarto livro fosse aceito pela crítica e pelos fãs. Isto se deve, principalmente, pelo fato de a protagonista Eadlyn Schreave ser completamente mimada e alheia aos problemas de seu povo. Mesmo com o semi-fracasso do último lançamento, acredito que esta retratação da personagem principal foi consciente e necessária para fazer com que a mesma cresça como personagem ao longo da saga.

Por fim, é importante revelar que o meu objetivo com este post foi mostrar como qualquer tipo de leitura é válida. Muitos costumam abominar algumas distopias, new adults e young adults pelo fato de "serem livros que não acrescentam em nada", esta visão está completamente equivocada, já que você pode tirar conhecimento de qualquer leitura. Assim, pretendo trazer mais relações de livros com o vestibular para mostrar que a leitura no geral é necessária e importante.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Blog Archive